domingo, 18 de março de 2012

Three Gorge – A Barragem das Três Gargantas

        A Barragem das Três Gargantas (Three Gorge) é a maior central hidroelétrica do mundo, construída no Rio Yangtzé, o maior da China. A obra foi concluída em 20 de maio de 2006, seis meses antes do prazo previsto. Foi aplicado um rígido controlo de qualidade, para garantir que a obra não tenha nenhum risco na sua futura operação. A obra das Três Gargantas tem como função a prevenção de enchentes, a geração de energia e aumentar a facilidade do transporte fluvial, e por isso ela desempenha um papel importante no desenvolvimento sócio-económico da China.
        A construção da Barragem das Três Gargantas foi iniciada em 1993, e até fins de 2004, quatro turbinas entraram em funcionamento. Em 2009, com 26 turbinas instaladas, a capacidade da barragem deverá ser de 18.200 megawatts, e ultrapassará a potência de Itaipu (Brasil), até então a maior barragem hidroeléctrica em potência instalada no mundo. O descarregador está projectado para 116110 m³/s e vai ser, junto com o da Central Hidroeléctrica de Tucuruí, no rio Tocantins, o maior do mundo em vazão.Entre todas as medidas para garantir a qualidade da obra, o mais importante é a instituição supervisora independente. Xu Chunyun, engenheiro que trabalha numa entidade de supervisão disse: “Colocamos no máximo 293 supervisores no estaleiro da obra, que trabalham 24 horas por dia, assegurando que há sempre um supervisor acompanhando o processo de construção.” Além disso, há quatro auditoras chinesas de prestígio trabalhando no sector, e outras empresas estrangeiras, entre elas a Electricite de France, o Bureau Veritas e a Empresa Spie, também da França e a empresa Americana Harza.
A barragem que controlará uma área da drenagem de 1 milhão km², com um caudal anual médio de 451 biliões de m³. O vale aberto no local da barragem, com granito duro e completo como o bedrock, forneceu as circunstâncias topográficas e geológicas favoráveis para a construção da barragem. Embora o reservatório não seja o que tem a maior capacidade do mundo, sua capacidade reserva de controlo da inundação pode ajudar cortar o pico da inundação em um caudal de 27.000 a 33.000 m3/s, o maor para um projecto do conservação de água no mundo. A barragem é capaz de impedir inundações ocorridas a cada 100 anos. Assim 15 milhão pessoas e 1.5 milhão hectares da terra na planície de Jianghan são aliviados das ameaças da inundação.

A Construção

A construção do corpo principal do complexo do reservatório da água de Three Gorge inclui o seguinte trabalho:
• escavação da rocha e terra com um volume 102.83 milhões m³;
• colocação de betão com volume de 27.94 milhão m³;
• reenchimento da rocha e terra com um volume de 31.98 milhão m³;
• instalação da estrutura de metal com o peso de 256500 toneladas;
• instalação de vinte e seis do unidades geradores de energia com 700 MW (não incluindo as seis unidades 700MW na central geradora no subterrâneo do banco direito sob a construção).

A Barragem

A barragem é do tipo de gravidade em betão, feita de 14.86 milhões de m³ de betão, a maior quantidade alguma vez utilizada no mundo na construção de uma barragem.

A “Doca” dos Barcos

Os seguintes índices são os maiores no mundo: a altura total de água é 113 m, o transporte do navio faz-se em 5 estágios, como se pode ver na figura em cima. Dimensão da uma câmara: 280 m×34 m×5 m (profundidade mínima da água do × largura × comprimento no peitoril), câmara de transbordo do navio na barragem com capacidade para acomodar as frotas com 10000 toneladas, com uma quantidade máxima de água no acto de carga/descarga de 260000 m³.

Trabalhos com Metal

Os trabalhos com metal aumentam o peso até aproximadamente 256500 toneladas, e no projecto incluem:
• 386 portas de vários tipos;
• 139 guindastes de vários tipos;
• 26 represas.
Os seguintes índices são também os maiores no mundo:
• o diâmetro interno da represa com 12.4 m;
• da altura máxima de uma porta da câmara de fechamento do navio com 38.25 m;
• peso da única porta de 850 toneladas.



Fonte: Engenharia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário